Ensaio Aberto – estudantes norte-americanos são nossos convidados

No meio de um apagão e uma tempestade, no dia 17 de abril, nós dos grupos artísticos juvenis As Latinhas de Quintal e companhia de dança AfroMundi Pés no Chão, ambos do projeto educativo comunitário Rios de Encontro, realizamos nosso primeiro ensaio internacional de 2013, diante 18 estudantes dos Estados Unidos da América. Aprofundamos nossa motivação coletiva gerada pela Bicicletada pela Vida do sábado passado quando contribuímos com a ação cidadã, pedalando até o bairro Liberdade para entregar o convite ao nossos parceiros, biblioteca Hozana Lopes e boi Flor do Campo, para participarem no lançamento do CD Amazônia Nossa Terra, no dia 27 de abril.

Latinhas de Quintal - Ensaio Aberto

Logo depois de sair da missa e ato popular na Curva do S em solidariedade com as famílias que sofreram o massacre de Eldorado dos Carajás, os universitários de 10 estados dos EUA pularam para participar num pré-lançamento do nosso CD, aqui no nosso Barracão de Cultura, no Cabelo Seco.

20130417_3634

Haviam já visitado Tucurui e Belo Monte, a hidroelétrica em construção em Altamira, e ficaram admirados pela coragem dos jovens Sem Terra, cantando e dançando sua reivindicação pela justiça. “Mas quando escutamos vocês cantando com tanta sensibilidade e musicalidade sobre os Rios Tocantins e Itacaiúnas, choramos. Sentimos Amazônia”, refletiu Andrew Patel de Chicago ao final da apresentação das Latinhas de Quintal, estudante de geologia e desenvolvimento sustentável. “Vamos tocar estas músicas quando voltamos para alertar nosso país sobre a violação do meio ambiente que está acontecendo aqui.”

“Vi a diretora musical, Evany, tocando o tambor com tanta confiança e coordenando todos os percussionistas com tanta liderança,” exclamou Jesse Daley de New York, estudante de relações internacionais e do meio ambiente “e entendi porque foi escolhida para ir à Inglaterra para ensinar ritmos amazônicos e abrir um congresso mundial das artes. Ela ensina e comunica através da música. É evidente que o projeto se sustenta através da cultura que corre nas veias desses jovens. Será que esta cultura vai sobreviver a transformação do Tocantins em hidrovia?”

Latinhas de Quintal - Ensaio Aberto

Maiores informações sobre Rios de Encontro e o Lançamento ‘Amazônia Nossa Terra’ do dia 27 de abril estão disponíveis com as gestoras culturais Manoela Souza e as Latinhas de Quintal (94 9192 0171).

Anúncios
Esse post foi publicado em AfroMundi, Latinhas de Quintal. Bookmark o link permanente.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s