Residência com Dora Andrade ~ Dança Contemporânea

relato escrito por Camylla Alves, jovem coordenadora do projeto de dança afrocontemporânea  AfroMundi: Pés no Chão

Ato em Dança (técnicas e sensibilização em dança contemporânea): 5 horas

O primeiro momento com Ato em Dança

A oficina de Dora Andrade começou com técnicas de movimentos baixo, médio e alto, que também nos deu a flexibilidade do contato com o chão, de como sair do nível baixo para o nível médio e alto e voltar para o nível baixo sem prejudicar o corpo. E de como seguir o movimento com o corpo sem fazer escalas para o próximo movimento e de como dançar sentindo o nosso corpo tendo o contato com o chão, como se fluísse do chão para chegar até seu contato visual.

Conhecendo o grupo Ato em Dança

Conhecendo o grupo Ato em Dança

O segundo dia de oficina com Ato em Dança foi a partir da sensibilização com o contemporâneo e com a improvisação, de como desenhar seu espaço e deixar o corpo respirar sentindo o movimento. E depois desse processo de juntar todas essas técnicas e sensibilidades, saberemos o que é a dança contemporânea.

Desenvolvendo a dança contemporânea

Desenvolvendo a dança contemporânea

 

Coreografia da Dança (refinando a dança afro-contemporânea do AfroMundi) 2 horas

O primeiro momento de Dora Andrade com AfroMundi foi mostrar as coreografias do grupo pra ela. Depois ouvimos o que ela tinha a dizer das danças, e perguntamos as técnicas dela e de como melhorar as nossas. Foi muito legal ouvir as propostas dela e a partir dali a gente seguir em frente com uma nova ideia.

Residência em Dança Contemporânea com Dora Andrade

Coreografia da Dança (refinando a obra da dança afro-contemporânea para Bolshoi) 4 horas

Foi uma experiência muito boa e aprendi varias coisas e também demos continuidade com a coreografia afro-contemporânea para o Bolshoi. Enquanto inventávamos passos ela me falava sobre essa escola de ballet. E que eu tinha que estar muito atenta e muito saudável. Mas também me ensinou várias técnicas porque no Bolshoi eles exigem muito e vários exemplos de como dançar e ter a presença no palco.

Com a coreografia pronta só fizemos refinar pra melhor e também transformá-la em um solo, porque ela é dançada em grupo. Então tivemos que fazer um solo para mandar no meu relatório para o Bolshoi. Foi muito legal, mas não terminamos, era pouco tempo pra fazer uma coreografia então fizemos até a metade. Fiquei com todos os conselhos que ela me dava na semana, e fiquei de terminar a coreografia também mantendo o contato com ela e mostrando como está indo o processo.

Vivência no Plínio (duas oficinas em dança contemporânea: jogos coreográficos e improvisação coreográfica): 4 horas

Experiência na escola Plínio Pinheiro

Experiência na escola Plínio Pinheiro

Na escola também foi muito bom com a Dora Andrade ela deu duas oficina bem legais não só pra mim, mas também para meus amigos da escola. Aprendemos muito com todos. A Dora não podia mostrar todas as técnicas porque estávamos na escola e de farda, então ela começou com uma fala sobre quem ela era e o que ela estava fazendo naquele momento conosco. A oficina começou com a interpretação corporal. No início foi bem estranho para os alunos porque eles estavam reconhecendo uma dança diferente de todas que eles virão que usa a linguagem do corpo e da alma. Mas como era a primeira experiência, eles no inicio ficarão bem envergonhados e poucos se soltaram. Mas na segunda experiência eles todos se entregaram a dança e sentiram como era boa e importante. E que a dança contemporânea estava no nosso dia a dia e nas nossas danças típicas que gostamos como carimbó, funk, melody, swuingueira e também danças modernas. Então ela construiu um coreografia muito legal que todos gostaram muito porque misturamos hip-hop com carimbó e a dança contemporânea. Também experimentamos ser o coreógrafo e fizemos nossa coreografia isso foi uma surpresa pra todos nós. 

Estudo em dança contemporânea (3 sessões)

Com a Dora Andrade foi muito legal ela me ensinou várias coisas sobre a dança contemporânea e também me mostrou vários vídeo e livros que falam dos melhores grupos de dança contemporânea do Brasil e de outros países. Isso me abriu muito os olhos porque me fez ver que a dança contemporânea é uma dança de alma e sentimento que vemos isso muito no dia a dia. A dança contemporânea não tem só um significado ela pode ter vários porque  ela pode ser moderna, popular, folclórica e o que você quiser. Isso é dança contemporânea.

Almoçando e compartilhando ideias.

Almoçando e compartilhando ideias.

Anúncios
Esse post foi publicado em AfroMundi, Residências e marcado , , , , , , , , , , . Guardar link permanente.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s