Nossa contribuição à II Semana Internacional de Arte Educação da Unesco

Compartilhamos nossa contribuição amazônica para a II Semana Internacional de Arte-Educação promovida pela Unesco (Órgão das Nações Unidas para Educação, Ciência e Cultura) e a WAAE (Aliança Mundial pelas Artes Educação).

A semana que acontece na terceira semana do mês de maio está instituída nas agendas locais e internacionais para celebrar e atrair os olhares do mundo para o poder transformador, criativo e libertador das artes no processo educativo e na formação humana de indivíduos e comunidades.

Nossa contribuição celebra ações artístico-pedagógicas do projeto Rios de Encontro do último ano, realizadas na comunidade afro-indígena do Cabelo Seco, onde nasce a cidade de Marabá, capital da industrialização da Amazônia, no Estado do Pará.

Ela narra nossos processos recentes de arteducação que emergem na cultura viva comunitária já existente em Cabelo Seco, no contexto das violências políticas, sociais e econômicas sofridas pela comunidade, que possibilitam a extrema exploração da região.

Celebrando a autoconfiança que vem com a formação artística e criação coletiva de um novo palco comunitário de auto-determinação, como base de trocas interculturais com artistas-gestores de todos os continentes. A partir desta nova auto-estima e auto-confiança, o video revela a capacidade de jovens de intervir não somente na comunidade, mas também nas suas escolas, praças, mídias e parlamento, como gestores, colaboradores e exemplos vivos de uma projeto de transformação participativa e sustentável.

Nossa contribuição encerra com a celebração da coragem destes jovens arteducadores populares de lançar seu primeiro CD no seu próprio palco comunitário-internacional, independente das mineradoras e políticos responsáveis pela atual devastação da Amazônia, praticando um paradigma alternativo e possível.

Anúncios
Esse post foi publicado em Advogando, AfroMundi, Latinhas de Quintal e marcado , , , , , , , , , , , , , . Guardar link permanente.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s