Évany Valente jovem diretora musical leva o projeto Rios de Encontro à Europa

Depois de um junho intenso de lançamentos do nosso CD Amazônia Nossa Terra, em Florianópolis, João Pessoa, Fortaleza, Belém e Lima, Peru, acabamos de voltar de duas semanas na Europa onde colaboramos com o projeto More Music (Mais Música) na Inglaterra e viramos uma referência internacional no Congresso Mundial de Artes Educação (IDEA 2013), em Paris, França. Évany Santos Valente, nossa jovem coordenadora musical do grupo Latinhas de Quintal que participou no congresso mundial IDEA 2010 em Belém, é a nova protagonista do Cabelo Seco de uma formação internacional como artista, oficineira e embaixadora cultural.

Évany Valente colabora com músicos do projeto More Music em Morecambe, Inglaterra

Évany visita escolas em Morecambe e compartilha nosso projeto a través do CD Amazônia Nossa Terra e do Calendário Rios de Encontro 2013

Évany comentou após a distribuição comunitária do nosso CD nas 400 casas do bairro “sentimos realizados escutando nossas músicas em cada esquina! Agora, estou digerindo tudo que vivenciei e aprendi durante duas semanas na Inglaterra e na França! Além da experiência de voar e de provar tantas comidas e culturas, troquei nossos ritmos amazônicos com os ritmos das novas bandas no centro do ‘More Music’, em Morecambe, no norte da Inglaterra. Ensinei uma de nossas músicas a um grupo de músicos e apresentamos em inglês. Realizamos oficinas e apresentações em duas escolas também, e mesmo que tenham jovens músicos fabulosos e escolas cheias de instrumentos, não há uma unhazinha da riqueza da nossa música popular. Ficaram fascinados com a Amazônia!”.

A artista ensina violão para músicos na Inglaterra

Évany Valente colabora com músicos do projeto More Music em Morecambe, Inglaterra

Évany Valente colabora com músicos do projeto More Music em Morecambe, Inglaterra

Jovens músicos apresentam 'Ei Moço' das Latinhas de Quintal na Inglaterra

Évany admitiu momentos de medo: “Claro! Nunca tinha viajado. Mas abracei o novo e o medo de errar logo passou, porque me sentia preparada. Até no ano passado, pensei que Amazônia era lá, bem longe, no mato! Hoje, sei quem sou eu, artista afro-indígena, produtora comunitária, da Amazônia. E quando falei que nossa cultura não está à venda, como escrevemos no encarte do nosso CD, senti o respeito do todos”. Sorriu: “Tinham alguns jovens, uns grandes artistas e até professores que choraram. Mas nas escolas e shows na Inglaterra, ou em Paris, nas conversas com músicos na rua, na abertura do congresso quando toquei frente a 1500 pessoas com Dan, nas oficinas de professores quando expliquei nosso projeto e nos ensaios quando brinquei com jovens do mundo inteiro, senti tanto carinho pela Amazônia. E muita preocupação”.

Évany voltou de Paris com uma exposição cultural e contatos para as escolas e comunidades de Marabá

  Músicos trocam CDs e respeito nas ruas de cultura em Paris

Évany conclui: “Assisti uma peça chamada Rios, Cinzas, Sangue, criada e encenada por jovens da Uganda, Bangladesh, Tailândia, Hong Kong e França. Mostrou os efeitos trágicos da cegueira e ganância dos lideres que constroem hidroelétricas, que já estão sofrendo que vão chegar aqui. A coragem destes jovens me marcou! Imploraram para eu não desistir por que já sabem o significado de nossos rios. Entregamos nosso CD para cada escola e organização que encontramos, e aos professores de mais de 50 países! Muitos já decidiram em levar para sua sala de aula e assembleias. Não vou mentir: me sentia orgulhosa, por todos nós!”

'Rios, Cinzas, Sangue', criada e encenada por jovens de Uganda, Bangladesh, Tailândia, Hong Kong e França, em Paris. Mostrou os efeitos trágicos da cegueira da industrialização dos rios do mundo

Anúncios
Esse post foi publicado em Advogando, Latinhas de Quintal e marcado , , , , , , . Guardar link permanente.

Uma resposta para Évany Valente jovem diretora musical leva o projeto Rios de Encontro à Europa

  1. jhrranne chrystie santana disse:

    parabens évany , pela sua grade conquista! continue assim pelo resto de sua vida!!!

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s