2º Festival Beleza Amazônica

2º Festival Beleza Amazonica

Entre dias 03 e 10 de dezembro realizaremos nosso 2° Festival Beleza Amazônica. Sediado nas ruas, pracinhas e no Barracão de Cultura no Cabelo Seco, vamos alcançar alunos, professores, artistas, arteducadores, profissionais de áreas diversas, gestores culturais, gestores políticos das escolas públicas vizinhas da Velha Marabá, bairros populares, e da Universidade Federal do Sul e Sudeste do Pará em busca de respostas à pergunta: Que Amazônia vai nos sustentar?

Nosso festival, realizado com recursos independentes através de nossa campanha de financiamento solidário e colaborativo, celebra o quinto ano de ação comunitária, regional, nacional e internacional com publicações de cada um dos nossos miniprojetos desenvolvidos ao longo do ano, buscando a transformação cotidiana do Cabelo Seco, a pequena comunidade urbano-ribeirinha afrodescendente, a partir de nossa própria cultura e colaborações com escolas e universidades vizinhas.

Nossa marca diferencial neste segundo festival será o formato ‘caravana’. O primeiro festival alcançou mais de 3.000 pessoas, mas não conseguiu integrar as famílias do PAC e as ruas mais invisíveis da Barão e do Pontal do próprio Cabelo Seco. Na terça, quarta e quinta-feiras da semana que vem, estas micro-comunidades conhecerão a dança da Cia AfroMundi, músicas das Latinhas de Quintal, contação de histórias da biblioteca Folhas da Vida, Sopros de Quintal, Rio de Violões, teatro comunitário e coral de canto em inglês dos nossos cursos, além de um mini festival de vídeos produzidos ao longo do ano e filmes do Cine Coruja, incluindo a primeira produção juvenil do Rabeta Videos. Tudo desenvolvido pela nossa Universidade Comunitária dos Rios.

Depois de uma noite de celebração da Universidade Comunitária na próxima sexta feira (às 19h, no Barracão de Cultura) e uma Festa Comunitária no sábado com a apresentação da nova obra da Cia. AfroMundi e um cortejo com o Boi Flor do Campo (às 19h), a última bicicletada do ano ‘Bicicletada pela Liberdade’ levará a caravana cultural no domingo (às 08h) ao núcleo do projeto no bairro Liberdade para uma ‘picnic das artes’. Na mesma tarde (as 16h), Cia Afromundi vai realizar uma intervenção social coletiva de dança contemporânea no Pátio Shopping Marabá para questionar a sustentabilidade do consumismo.

Para abrir um espaço de debate mais aprofundado, convidamos todos os interessados a participar na roda sobre Raízes e Antenas com artistas e gestores culturais e políticos na segunda feira (no dia 09, às 19h) também no Barracão de Cultura, aprofundando a relação entre as universidades federal e comunitária, antecipando a colaboração durante o Ano Cultural de Paulo Freire em 2014.

Encerrando o 2º Festival Beleza Amazônica, na terça feira da outra semana, nossa caravana cultural visitará professores da rede pública em Nova Ipixuna, para celebrar o projeto extrativista da grande colaboradora Maria Silva. À tarde realizaremos uma festa das artes na Escola Municipal de Pedro Peres Fontenele com um núcleo cultural da Morada Nova costurando laços para o futuro.

Para maiores informações acesse http://facebook.com/riosdeencontro
ou ligue para (91) 8107 8181 / (94) 9192 0171

Você ainda tem 06 dias para colaborar através do site.
Sua doação é muito importante para garantir a continuidade deste projeto.

http://benfeitoria.com/belezaamazonica

Anúncios
Esse post foi publicado em AfroMundi, Bicicletada, CineCoruja, Folhas da Vida, Latinhas de Quintal e marcado , , , , , , , , , , , , , , , . Guardar link permanente.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s