Alerta ambiental do Mestre Zequinha premiada

Zequinha toca 'Deixa o Rio Passar' em New York (Maio 2015).

Zequinha toca ‘Deixa o Rio Passar’ em New York (Maio 2015).

Ontem, no dia 16 de outubro, Mestre Zequinha Sousa de Cabelo Seco, diretor musical e co-fundador do Projeto Rios de Encontro, ganhou o Prêmio Manifestações Culturais 2015 da Fundação Cultural do Pará, Seiva, Programa de Incentivo a Arte e Cultura, para produzir seu CD ‘Deixa o Rio Passar’. Mestre Zequinha ganhou a nota máxima, reconhecimento não somente por sua trajetória cultural e história artística, mas por sua ética socioambiental e compromisso com sua comunidade ribeirinha.



”Estou feliz com este novo prêmio”, disse o Mestre, reconhecido pelo Ministério da Cultura em 2013, “mas confesso que estou extremamente preocupado com a situação ambiental em Marabá e na Amazônia em geral. O CD que estou produzindo com Rios de Encontro é uma grande celebração da riqueza, beleza e diversidade cultural aqui no sudeste do Pará. Mas também é um grande grito de alerta. Nunca vi uma seca tão grave. O Rio Tocantins está evaporando. Banhei-me ontem nele e sai com alergia na pele. Quando o desmatamento acaba com a água potável, o que o povo vai fazer? Toda nossa riqueza natural e cultural vai tornar-se memória morta para um museu que nem turistas vão arriscar visitar. O tempo para atuar é agora. Como canto no meu CD: “Se cuidarmos da terra das aguas e do ar/ Deixando a atmosfera sua luz a emanar/ Energias da vida eólica ou solar/ Não precisa agredir destruir ou matar”.

Zequinha grava 'Deixa o Rio Passar' em Belém 2015.

Zequinha grava ‘Deixa o Rio Passar’ em Belém 2015.

“Estamos super felizes com este prêmio”, disse Manoela Souza, arteducadora e gestora cultural do Rios de Encontro. “Complementará os recursos protegidos para produzir um CD de 15 músicas, 04 saindo em Português, Espanhol e Inglês, e circulando no Brasil, nos países latinos da Pan-Amazônia e no mundo através das redes de nossa Universidade Comunitária dos Rios e da Rede Brasileira de Arteducadores (ABRA). O prêmio é muito mais do que reconhecimento artístico. É reconhecimento do poder ético da música, de sensibilizar gerações hoje e no futuro, de fortalecer movimentos sociais, e de inspirar governantes de ter a coragem de parar o trem de desenvolvimento destrutivo e escutar os ribeirinhos”.



O CD ‘Deixa o Rio Passar’ foi gravado em Belém em agosto de 2014 com grande músico, compositor e engenheiro de som, Ziza Padilha, colaborador do Rios de Encontro, que realizou uma residência em Cabelo Seco em 2013 no processo de gravar o CD ‘Amazônia Nossa Terra: não está venda’, das Latinhas de Quintal. Depois de ser lançado em Cabelo Seco e Marabá como produto independente, será lançado na comunidade paraense em Connecticut, EUA, onde Mestre Zequinha tocou em abril deste ano, no IX Congresso Mundial de Arte Educação na Turquia em julho de 2016, e no Peru, no X Fórum Social Pan-Amazônico, em novembro de 2016.



“Na semana passada,’ explica Dan Baron, coordenador artístico-pedagógico do Rios de Encontro, “nossa Universidade Comunitária dos Rios, foi reconhecida pela UNICEF por seu compromisso com uma nova educação integral pública, através da arte-educação. Zequinha é um grande artista internacional, central nessa história que tem suas raízes em uma geração de artistas em Marabá que lutaram contra a ditadora militar pela vida garantida por direitos humanos. Hoje, a luta é contra a ditadura do consumo pela vida garantida por direitos socioambientais. Este prêmio tem um valor simbólico imenso. Mostra para o mundo que Marabá tem uma comunidade consciente que o que fazemos aqui, o mundo vai sofrer, uma comunidade que não desistiu. Ainda, temos tempo para abraçar energia solar para abastecer um futuro dedicado ao cuidado e bem-viver.”

Anúncios
Esse post foi publicado em Clipping, Gira-Sol, Minha Diaspora Musical, Universidade Comunitaria dos Rios. Bookmark o link permanente.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s