Universidade Comunitária dos Rios reconhecida pela UNICEF

No día 16 de outubro, integrantes da ‘Universidade Comunitária dos Rios’ (UniComRios) que oferece oficinas, cursos, festivas e projetos de formação em cultura afro-contemporânea e amazônica em Cabelo Seco, e a Vice-Diretora da escola parceira do Rios de Encontro, Jose Mendonça Vergolino, participaram na decima edição da premiação do Itaú-Unicef em Belém. Saírem como único projeto de Marabá para ganhar o prêmio ‘Educação Integral: Aprendizagem que Transforma’, e um dos 20 projetos premiados da região Norte, com direito de usar o selo do Itaú-Unicef como marca de reconhecimento internacional.

Carol Souza (14 anos do Judith Gomes Leitão), co-coordenadora dos projetos Folhas da Vida (biblioteca), Cine Coruja e Roupas ao Vento (contra a violência de genêero) apresenta a Universidade Comunitária dos Rios de Cabelo Seco.

Carol Souza (14 anos do Judith Gomes Leitão), co-coordenadora dos projetos Folhas da Vida (biblioteca), Cine Coruja e Roupas ao Vento (contra a violência de genêero) apresenta a Universidade Comunitária dos Rios de Cabelo Seco.

“Foi minha primeira experiência de sentar numa roda de 10 diretores de escolas públicas e gestores de projetos da sociedade civil,”, conta Carol Souza, 14 anos, do Judith Gomes Leitão, uma das coordenadoras dos micro-projetos ‘Folhas da Vida’ (biblioteca comunitária), ‘Cine Coruja’ e ‘Roupas ao Vento’ (contra a violência de gênero), “mas depois de sete anos de atuação como artista, arte-educadora popular e pesquisadora, e nosso turnê nos EUA, me senti preparada. Fiquei decepcionada que não ganhamos o recurso de R$25,000 que necessitamos para sustentar nossos projetos urgentes, mas gostei de saber que tantos projetos da Amazônia que compartilham valores eco-culturais parecidos com nosso projeto. Ampliamos nossa rede e todos saírem com nosso calendário na mão.”

Semifinalistas da premiação Itaú-Unicef Educação Integral 2015.

Semifinalistas da premiação Itaú-Unicef Educação Integral 2015.

Carol Souza foi a única jovem que participou na premiação que selecionou 04 projetos para avançar como finalistas para a etapa nacional em novembro. Participaram também Dan Baron e Manoela Souza do Rios de Encontro, e Maria Aparecida Noceti do Municipal. ‘Fiquei impressionante,”, Carol continuou, “que ninguém mencionou a destruição da Amazônia pela construção das hidrelétricas, durante a tarde de formação e a cerimônia. Nas rodas e conversas, nosso projeto relacionou está violência ambiental com a chacina de jovens acontecendo na região, e o analfabetismo nas escolas e universidades que deixa nossa autoestima tão baixa, que quase ninguém tem coragem de questionar ou se posicionar em público!”.

Carol Souza, Marcelo Bragato (Cenpec), Mano Souza, reunem depois de quatro anos, na premiação do Itaú-Unicef 2015

Carol Souza, Marcelo Bragato (Cenpec), Mano Souza, reunem depois de quatro anos, na premiação do Itaú-Unicef 2015

A Vice-Diretora Cida Miranda celebrou a coragem da Carol. “Ainda, tem professores e moradores que não querem entender esta nova ‘universidade’ e acham que o projeto é fechado. Rios de Encontro sabe muita bem como realizar grandes ações para centenas de participantes, como o Festival Beleza Amazônica e a bicicletada que realizamos juntos em 2014. Mas para formar jovens artistas e educadoras populares como a Carol, tem que trabalhar em pequenas rodas de estudo, pesquisa, experimentação e ensaio, para transformar as sequelas de séculos de exclusão. Hoje, vi que Carol realmente sabe como escutar, cuidar e dialogar. Foi uma honra sentar ao lado dela.”

Dan Baron, coordenador da UniComRios celebra a sensibilidade pedagógica da Cida e complementa a reflexão da Vice-Diretora. ‘Carol é uma referência no próprio projeto, ainda assim, ela opta em participar nas novas rodas de matemática, redação e alfabetização cultural (através de filme), compensando para uma educação pública que condena a grande grande maioria do Brasil à silêncio, vergonha e exclusão violenta. O Municipal entende profundamente o significado da Cultura na busca de uma verdadeira educação integral e transformadora.”

Carol Souza e Mano Souza aproveitam da visita à Belém para comprar livros para a biblioteca 'Folhas da vida'.

Carol Souza e Mano Souza aproveitam da visita à Belém para comprar livros para a biblioteca ‘Folhas da vida’.

“Depois de escutar a Carol falar sobre sua BiciRádio Solar e Biblioteca Familiar,”, disse Cida Noceti, “os outros gestores ali conseguirem imaginar nossa parceria. A escola pública precisa de projetos comunitários como Rios de Encontro, tanto para escutar a comunidade em casa e pequenos grupos, quanto para transformar casas e praças em uma grande escola sem paredes, uma universidade da vida. A universidade federal tem muito para aprender com nossa parceira, se quiser formar os professores de amanha, capazes de lidar com os desafios de hoje.”

“Alguns gestores do Itaú-Unicef”, conclua Dan, “ficaram sensibilizados quando expliquei como o selo deles recentemente salvou até a vida de uns de nossos jovens bolsistas, premiados pelo Ministério da Cultura. Alguns soldados da Policia Militar estavam agredindo, humilhando e ameaçando nossos bolsistas porque são autorizados para disciplinar e punir ‘comunidades marginais’. Na UniComRios, já temos um diálogo de três anos com o comando da Polícia Militar, em Marabá e em Belém, sobre a cidade e cidadania. Os governantes nunca participam em nossos fóruns e rodas, e não querem reconhecer o que todos nossos jovens entendem. As camadas de violência que Amazônia sofre hoje é fruto do modelo violento de desenvolvimento. Este reconhecimento do Itaú-Unicef fortalecerá muito o movimento cultural comunitário que está acontecendo na America Latina.”.

Anúncios
Esse post foi publicado em Advogando, Cine Coruja, Clipping, Folhas da Vida, Gira-Sol, Roupas ao Vento, Universidade Comunitaria dos Rios. Bookmark o link permanente.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s