Rios de Encontro amplia o diálogo no Dia Mundial do Meio Ambiente

O Coletivo AfroRaiz recepcionou estudantes de Engenharia Civil e Ambiental da Universidade de Michigan, EUA, e a coordenação da Proex da Unifesspa no dia 29 de maio, com dança, ritmos e troca de pesquisa sobre energias alternativas.

Rios de Encontro e a Rede Brasileira de Arteducadores (ABRA) lançam a ‘pororoca mundial solidária’ nesta segunda feira as 17h, Dia Mundial do Meio Ambiente com uma bicicletada pela vida, ‘Eu Sou Amazônia!’. A bicicletada levará os ritmos e coreografias do Coletivo AfroRaiz para seis comunidades na Velha Marabá e conta com a participação do teatro educador internacional, Tom Willems da Universidade das Artes em Amsterdã, da Holanda. Dia 5 de junho encerrará com o filme no Cine Coruja na Casa dos Rios.

Tom Willems será recepcionado na segunda feira pela Universidade Comunitária dos Rios em Cabelo Seco com um cafe de manhã típica, mas num momento mundial extraordinária e grave. “Acompanhamos as tensões entre Donald Trump e os lideres mundiais na reunião do G7 na Italia. Se comportou com descuido institucional, insistindo que aquecimento global é uma mentira chinesa para servir os interesses da China. A decisão de retirar os EUA do Acordo de Paris, assinado por 200 países, no dia 02 passado, prejudicará ainda mais o futuro da Amazônia. Trago à Amazônia a solidariedade de tantos povos e governos europeus!”

Elisa Neves entrega um calendário aos estudantes da Universidade de Michigan, no final de uma tarde de apresentações artísticas e uma roda impulsionada pela visita da Universidade Comunitária dos Rios à Belo Monte.

Depois de uma tarde com estudantes de Engenharia da Universidade de Michigan na segunda feira passada, os jovens arteducadores do Rios de Encontro perceberam a falta de informação sobre Amazônia que circula no mundo como uma oportunidade de fomentar diálogos entre os continentes e projetos sustentáveis. .

Na terça feira (06), Rios de Encontro levará então Tom Willems numa vivência no Rio Tocantins. Na tarde, ele vai acompanhar as oficinas artísticas ministradas pelos jovens arte educadores de Cabelo Seco, para entender melhor como funcionará a colaboração entre a Universidade de Amsterdã e a Universidade dos Rios.

Na quarta (07), pela manhã (9h-11h), Dr Tom participará numa roda com professores na escola Plínio Pinheiro. Ele vai ministrar uma oficina de teatro educação da tarde na Casa dos Rios (15h-18h) para participantes acima de 18 anos, e qualquer professor ou estudante interessado deve entrar em contato. Ainda tem umas vagas. A Casa dos Rios realizará uma noite cultural de trocas artísticas e imagens de Amsterdã, aberta à Marabá.

Na quinta (08), à tarde, Tom Willems vai participar numa roda de arte educação na Unifesspa (Campus 3), entre 14h30 e 17h30, aberta, e na noite, numa roda de música na Casa dos Rios com a Associação de escritores do Sul e Sudeste do Pará, ambas abertas à Marabá.

Alanes Soares, coordenadora da biblioteca comunitária Folhas da Vida em Cabelo Seco, e gestora da residência, convida Marabá: “Nossas noites culturais são abertas à todos. Hoje em dia, quando Pará está sofrendo tanto e Amazônia está em maior risco, necessitamos de solidariedade internacional. Porém temos de se informar sobre Europa também. Venha aproveitar desta visita!”.

Mais informação sobre a bicicletada (segunda, concentração em Cabelo Seco, 17h), e as oficinas e rodas da residência está disponível da Manoela Souza: 91-988478021

Anúncios
Esse post foi publicado em Advogando, AfroMundi, AfroRaiz, Bicicletada, Cine Coruja, CineCoruja, Gira-Sol, Rabetas Videos, Rios de Criatividade, Tambores da Liberdade, Universidade Comunitaria dos Rios. Bookmark o link permanente.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s