Primeira semana do festival de verão inspira mas assusta!

Deputada Julie Ward presencia a mina N4 em Parauapebas em preparação de uma intervenção no Parlamento Europeu (22 julho)

Depois de realizar oficinas artísticas e ações culturais comunitárias e de participar em atos solidários com movimentos sociais na região do Sul e Sudeste do Pará, Rios de Encontro encerrou a primeira semana do V Festival de Verão com visitas dos jovens cineastas dos EUA (Ben Ross e Britt Neff) e da deputada europeia, Julie Ward, às minas da Floresta Nacional de Carajás e a cidade São João de Araguaia. A segunda semana de convivência “Somos Amazônia” levará Julie Ward como participante de dança afro e da biblioteca Folhas da Vida no PAC e numa festa das artes com açaí nesta sexta feira, na Casa dos Rios.

Foto 2: Jovens cineastas Ben Ross e Britt Neff convivem no festival da pipa na orla (21 julho)

“Vamos compartilhar no mundo as múltiplas violências que testemunhamos na nossa convivência aqui”, afirmou Britt Neff (26 anos), emocionada por relatos da violação de direitos humanos pelo Povo Parkatejê e pelos moradores dos acampamentos Hugo Chaves e Frei Henri. “Depois de visitar o acampamento Frei Henri e a mina N4, entendemos claramente como sensibilizar jovens em Los Angeles e nos Estados Unidos sobre a vulnerabilidade e resiliência da Amazônia. Nossos documentários de realidade virtual captarão as extraordinárias intervenções artísticas e comunitárias do Rios de Encontro.

O III festival da pipa reuniu 90 crianças, jovens e pais que lançaram mais de 80 pipas (21 julho)

“O festival da pipa me assustou no primeiro momento”, disse Ben Ross (26 anos), “testemunhando dezenas de crianças e adolescentes tão concentrados num processo de criação e produção, sem a supervisão de professores ou adultos, coordenados completamente pelos jovens artistas de Rios de Encontro. Nunca vi tanta cooperação, cuidado e colaboração entre gerações, na criação de uma tecnologia baseada em conhecimento ambiental! Vi na orla quanto esta comunidade consegue ler o vento, uma alfabetização ecológica que ainda não tem valor académico na educação formal, mas já permeia as coreografias e batucadas de AfroMundi e Tambores da Liberdade, nos ensaios e oficinas inspiradores que participamos.”

Deputada Julie Ward participe num debate sobre direitos humanos e sustentabilidade numa aula de Direito da Terra na Unifesspa

A deputada Julie Ward participou em diversas rodas de duas horas com a coordenação do Cursinho Emancipe e com a turma de Direito da Terra na Unifesspa que criaram laços solidários e idealizaram parcerias eco-pedagógicas entre Europa e Amazônia. “Estou aqui para aprender com Amazônia e participar em trocas de reflexão e projetos, num momento de crise mundial”, explicou Julie Ward. “Fiquei impressionada com a violência extrema – militar, política, sociocultural e ecológica – e a impunidade no Pará. Pretendo usar minhas intervenções políticas e capacidade gestora internacional para fortalecer o projeto de transformar Marabá de vitima de exploração e sobrevivência em uma cidade inteligente e sustentável exemplar do futuro.”

Deputada Julie Ward conversa com Évany Valente, uma coordenadora do festival da pipa, sobre a simbologia ecológica da pipa (21 julho)

“Convido todos e todas de Marabá participarem na ‘festa das artes’ nesta sexta feira agora em Cabelo Seco”, disse Julie, “que vai celebrar a riqueza criativa desta região. Dancei, ontem, e presenciei uma coragem juvenil aqui que tem capacidade de sensibilizar cada continente entender porque uma Amazônia viva e inteira precisa se tornar o projeto pessoal de cada ser no mundo. Aqui, sinto que tem esperança. Tem sementes de um futuro de democracia comunitária participativa!”

Anúncios
Esse post foi publicado em Advogando, AfroMundi, AfroRaiz, Cine Coruja, Festival de Verão, Folhas da Vida, Rabetas Videos, Residências, Tambores da Liberdade, Universidade Comunitaria dos Rios. Bookmark o link permanente.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s