Rios de Encontro afirma água como bem comum no FAMA

A Rede ABRA celebra a integração da Camylla Alves, Elisa Dias e Reris Mendes na sua coordenação nacional do Redes de Criatividade.

Rios de Encontro, o projeto eco-cultural socioeducativo enraizado na comunidade Cabelo Seco, voltou do Fórum Alternativo Mundial de Água (FAMA) em Brasilia. Três jovens artistas do Coletivo AfroRaiz apresentaram e gestores do Projeto coordenaram 03 dias de reunião da Rede Brasileira de Arteducadores (ABRA) e participaram na Aliança dos Rios Pan-Amazônicos. Retornaram com novos caminhos para Marabá e Amazônia.

A Roda Bem Viver se dividiu em cochichos antes de tomar decisões em plenária.

Manoela Souza e Dan Baron do Rios de Encontro, coordenaram a Roda Bem Viver da Rede ABRA, abrindo a troca entre projetos arte-educadores das 05 regiões do Brasil. A conversa mapeou desafios e soluções éticas numa conjuntura de conflito e cortes de recursos sociais.

“Cada projeto relatou a pressão das mineradoras Vale, BHP Billington e Samarco de promover mineração em troca por recursos”, disse Mano Souza. “Discutimos como resistir para não respaldar os responsáveis pelo crime ambiental no Rio Doce, em 2015. Camylla Alves e Elisa Neves refletiram sobre os desafios de sustentar um projeto ao longo de 10 anos, diante a pobreza regional e a pressão de se calar em relação dos crimes ambientais. Choraram e inspiraram todos com a maturidade e lucidez pelas suas reflexões social.”

O ritual de agradecimento coletivo no final foi conduzido pelo arteducador baiano da PM, Luis Carlos.

A noite e durante um almoço, AfroRaiz apresentou dança-percussão e AfroMundi apresentou ‘Nascente em Chamas’ a um publico crítico internacional. Foram aplaudidos em pé. “Nossos grandes colaboradores” também se destacaram, disse Dan Baron, “Luis Carlos da PM-Bahia, Gian Borba, Sol Bueno e Gabriela Macedo (MG), pela sua excelência artística. Realmente, foi uma noite de qualidade mundial, fortalecendo a água como um bem e direito populares, que não pode ser privatizada.”

AfroRaiz apresenta sua pesquisa-ação que valoriza e reinventa identidade como base de transformação comunitária na Amazônia.

Camylla Alves criou uma interpretação mais madura de ‘Nascente em Chamas’ no FAMA.

Na roda pan-amazônica, vídeos produzidos por Rerivaldo Mendes de Rabetas Vídeos ilustraram o proposta de Rios de Encontro, valorizar performance comunitária para sensibilizar e mobilizar a sociedade, e popularizar a defesa da Amazônia como o bioma principal para sustentar o planeta. “Fomos o único projeto”, explica Dan Baron, “que foi além da denúncia e vislumbra uma futura formação pelo bem viver.”

A roda da ABRA sempre tem intimidade, cuidado e criativa ousada como a cultura de sua metodologia coletiva.

Durante as rodas da ABRA, Rios de Encontro elaborou o II Fórum Bem Viver e aprendeu com projetos eco-sociais em Brasilia. O Projeto Águas na Micro-bácia Serrinha do Paranoá relatou como formar ‘guardiões das nascentes’ através do GPS do celular. A Fábrica Solar Social demonstrou a produção de placas solares comunitárias.

Villi Seilert explica à gestores da ABRA o processo de criar a primeira placa solar da Fábrica Solar Social, feita com materiais reciclados por uma comunidade popular.

Ambas foram convidados para entrar no projeto Redes de Criatividade que realizará o II Fórum Bem Viver em Moeda, MG, 02 a 05 de novembro. “Ficamos encantadas em aprender como é simples produzir placas comunitárias!”, disse Elisa Neves. “Imagina um governo abraçando isso como um projeto federal de sustentabilidade!”

Rios de Encontro assinou a Carta do FAMA antes de sair de Brasília, e vem promovendo energia solar e bem viver comunitária em diálogos com parceiros em Brasília, Belém e Marabá. Mais informações sobre este projeto popular estão disponível no WhatsApp 91 98842 0521.

Anúncios
Esse post foi publicado em Advogando, AfroMundi, AfroRaiz, Casa dos Rios, Fórum Bem Viver, Rabetas Videos, Redes de Criatividade, Rios de Criatividade, Universidade Comunitaria dos Rios. Bookmark o link permanente.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

w

Conectando a %s