VIII Festival Beleza Amazônica celebra sua raiz afro

AfroRaiz, AfroMundi Juvenil e ConexãoAfro retratam sua raiz comunitária na Orla de Cabelo Seco

O projeto Rios de Encontro lançou seu Festival Beleza Amazônica 2019 no evento do Dia de Consciência Negra na quarta feira passada, na Orla de Cabelo Seco, onde começou em 2009. O projeto eco-cultural e socioambiental apresentou danças e percussão de seu Coletivo AfroRaiz, junto com o projeto Conexão Afro da Escola Irmã Theodora e dançarinas da Companhia AfroMundi Juvenil, para anunciar o tema do festival, Viva Marabá Bem Viver!

AfroMundi Juvenil, ConexãoAfro e AfroRaiz abrem Consciência Negra na Orla de Cabelo Seco.

“Fiquei renovada”, afirma professora Doelde Ferreira da escola Irmã Deodora, “pelas energias do Coletivo AfroRaiz que formou nossos alunos para enfrentar racismo institucional e internalizado através do orgulho cultural de ser Afro-Brasileiro. Fiquei feliz que Rios de Encontro foi contemplado com o Edital Semente do prêmio Itau-UNICEF. Planta sementes férteis e duradouras, aqui, todo dia, e no mundo!”

AfroRaiz celebra Consciência Negra na Praça de Juventude com jovens do Kilómetro 7.

Rios de Encontro voltou no mês passado após oito semanas de turnê europeia do espetáculo ‘Rio Voador’, organizada em colaboração com ‘Kinder Kultur Karawane’ da Alemanha e ‘Brave Kids’ de Song of the Goat Theatre, da Polônia. “Realizamos 24 apresentações, 24 rodas públicas, e 48 oficinas, alcançando mais de 15,000 alunos, estudantes, professores, gestores de 49 países, e governantes”, disse Dan Baron, coordenador internacional do projeto.

AfroRaiz leva 11 anos de ensaio e 2 meses de apresentação para Cine Marrocos no dia 3 de Dezembro.

“O mundo já está preocupadíssimo que Amazônia está sendo destruída, acelerando colapso climático. Mas não sabia que a pequena comunidade de Cabelo Seco já dedicou 11 anos alertando o mundo, protegendo Amazônia, inspirando UNIFESSPA a criar 4 usinas de energia solar, e promovendo o paradigma de Bem Viver através de colaborações locais e fóruns, festivais e residências internacionais. Poucos sabiam que há um projeto mundial de vida sustentável, com raízes indígenas, alternativo ao projeto industrial de mineração e agronegócio que devasta Amazônia e acaba com o futuro.”

Rio Voador trata sobre temas socioambientais e culturais pesadas sem palavras e com teatro lúdico.

“Um foco de nosso 8º Festival Beleza Amazônica é o espetáculo Rio Voador que nossa comunidade e nossos parceiros podem assistir no dia 3 de dezembro em Cine Marrocos”, disse Manoela Souza, gestora cultural do projeto. “Será apresentado também para alunos das escolas José Mendonça Vergolino, Judith Gomes Leitão, e Plínio Pinheiro.”

AfroRaiz traz teatro contemporâneo para uma cidade faminta para teatro internacional.

“O foco paralelo do festival é uma grande celebração de 11 anos de formação arte educadora e ação cultural”, explica Manoela. “Vamos retomar nossos micro-projetos de filmes mundiais, leitura na rua, e saúde integral, com Cine Coruja, Biblioteca Folhas da Vida, e Jardim Salus com Plantas Medicinais.”

“Vamos também realizar uma grande Bicicletada pela Vida – Sexta pelo Futuro – em 06 de Dezembro, para celebrar o movimento mundial juvenil, que exige governantes e instituições eliminarem as causas de aquecimento global. Vamos finalizar o ano no dia 12 de dezembro, com um Jantar Comunitário Bem Viver em Cabelo Seco, com certificados para todos que construiram o projeto entre 2009-2019.”

Esse post foi publicado em Advogando, AfroMundi, AfroRaiz, Bicicletada, Cine Coruja, Fórum Bem Viver, Festival Beleza Amazonica, Folhas da Vida, Rabetas Videos, Sallus, Universidade Comunitaria dos Rios. Bookmark o link permanente.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s