Festival encerra semeando bem viver comunitário

Alunos do Municipal assistam a Criança oferecendo água imaginária para sua comunidade passando sede no espetáculo ‘Rio Voador’.

Rios de Encontro encerrou seu 8º Festival Beleza Amazônica na sexta-feira passada com Rua Bem Viver, uma programação para crianças, na comunidade Cabelo Seco, onde o projeto iniciou em 2009. A terceira semana do festival integrou apresentações do espetáculo Rio Voador nas escolas EMEF José Mendonça Virgolino e Judith Gomes Leitão, e EEEM Plínio Pinheiro, na Velha Marabá (05-12 de dezembro), celebrando uma década de parcerias. Culminou com uma apresentação sobre colapso climático na Câmara Municipal no dia 11 de dezembro, que convidou os vereadores se manifestarem na COP 25 (Conferência sobre Mudanças Climáticas da ONU), na Espanha, através de um retrato com mudas de plantas medicinais, distribuídas para todos os vereadores.

Crianças brincam com ‘maçã’ de amor na Rua Bem Viver em Cabelo Seco.

“Rua Bem Viver foi nossa última ação comunitária da década”, sorriu Manoela Souza, gestora dos 06 jovens artistas e coordenadores do Coletivo AfroRaiz que realizou a programação. “Mas foi uma inovação extraordinária! AfroRaiz divulgou ela com a distribuição de plantas medicinais e livros, porta em porta. Depois realizou uma biblioteca, ciranda de brincadeiras, passarela de beleza amazônica, e cine coruja comunitário, tudo na rua, durante seis horas, para 80 crianças, mães e avós. A risada, cooperação e cultivo de comunidade, autoconfiança e celebração de diversidade, afirmaram direitos da criança e do adolescente, justiça social e climática, cidadania, e democracia participativa, sem uma palavra de discurso!”

Alunos do Plínio assistam pássaros brigando para peixe tóxico no espetáculo Rio Voador.

“Este festival foi muito significativo”, disse Dan Baron, coordenador eco-pedagógico do Projeto. “Devolvemos a autoconfiança coletiva do AfroRaiz acumulada durante 4 anos de formação artística afro-brasileira e 11 anos de ação artístico-amazônica, às escolas onde estudaram. Seu espetáculo Rio Voador inspirou mais de 1000 alunos que os alertou sobre colapso climático, a crise civilizatória atual, até o assassinato da inocência, antes de dançar a energia amazônica de Bem Viver. AfroRaiz transformou auditórios em palcos de esperança e motivação!”

Alunos do Judith assistem AfroRaiz vira águias amazônicas no final do espetáculo ‘Rio Voador’, dançando bem viver!

“Essa volta as suas escolas e ruas depois de nossa turnê internacional encerra um experimento de 11 anos de formação comunitária”, Dan Baron continua. “Através de Projetos de Autonomia e de Superação, em 2019 vimos preparando os jovens arte educadores para sua saída em janeiro de 2020, para estudar na faculdade ou plantar projetos bem viver como profissionais, nas escolas e comunidades da região. Precisam viver e voar, independentemente do Projeto.”

Vereadores unanimamente afirmam o projeto ‘Marabá Bem Viver’ como contribuição pluripartidária à COP25.

“Paralelamente, Rios de Encontro vai dedicar 2020 à desenvolver sua Universidade Comunitária dos Rios, organizando uma década de arquivos, traduzindo sites e publicações em vários idiomas, e realizado cursos de formação. Ação comunitária continuará, mas vamos criar uma nova base econômica e ecológica para sustentar o projeto, nessa época de politicas federais de ‘austeridade’ contra a Cultura, Educação e Direitos Humanos. Assim, transformamos a crueldade de austeridade em pesquisa sobre a democratização de bem viver comunitário.

Crianças brincam na Rua Bem Viver em Cabelo Seco, frente à Casa dos Rios.

O desfile de crianças antes da sessão de Cine Coruja transformou a rua em cultura viva comunitária!

Esse post foi publicado em Advogando, AfroMundi, AfroRaiz, Casa dos Rios, Cine Coruja, Festival Beleza Amazonica, Folhas da Vida, Rabetas Videos, Sallus, Universidade Comunitaria dos Rios. Bookmark o link permanente.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s