Rios de Encontro

Rios de Encontro

Nosso Projeto Rios de Encontro localiza-se na comunidade ribeirinha afro-descendente Cabelo Seco, bem na ponta entre os Rios Tocantins e Itacaiúnas, o bairro matriz da cidade amazônica de Marabá que sofre o terceiro maior índice de violência no país.  Convive há cinco anos no coração deste bairro excluído e violentado por um século de exploração, transformando sua riqueza cultural adormecida através de formação artística, gestão cultural e produção transcultural, em uma proposta que integra quatro gerações da comunidade, gestores do poder público e profissionais de educação, saúde, cultura e segurança.

Formado por um núcleo gestor de jovens artistas de micro-projetos artístico-culturais da comunidade Cabelo Seco, apoiados por um núcleo gestor de suas mães produtoras na sua Casinha de Cultura, o Projeto hoje atua em sete frentes: o grupo musical Latinhas de Quintal; a companhia de dança AfroMundi Pés no Chão, o projeto de jornalismo social Nem Um Pingo;  o coletivo audiovisual Rabeta Videos, um Cine Coruja, e Folhas da Vida: bibliotecas familiares. Juntos, lentamente, integraram as janelas, portas, ruas estreitas e pracinha do Cabelo Seco em um palco comunitário de transformação que se estende do seu Barracão de Cultura para abraçar as escolas e bairros populares vizinhos, a mídia, as universidades, o aeroporto, os shoppings e até a câmara de vereadores de Marabá em debate corajoso sobre a preservação da vida juvenil e da Amazônia diante a ganância velada das mineradoras. O coletivo comunitário do projeto é composto dos dois núcleos gestores, coordenados pelo Instituto Transformance: Cultura e Educação.

O início do Projeto foi nos Quintais de Cultura, na Orla na beira do Rio Tocantins, onde aconteciam encontros artísticos em suas festas culturais mensais. O primeiro ciclo de cinco anos Rios de Encontro culminou em um Festival de Beleza Amazônica em dezembro de 2012 e em um monumento musical comunitário-internacional, o CD, Amazônia Nossa Terra, lançado em abril de 2013. Em setembro o Projeto fundou sua Universidade Comunitária dos Rios que firmou um acordo com a Universidade Federal do Sul e Sudeste do Pará e o Secretário de Educação de Marabá. Estamos agora preparando nosso segundo Festival Beleza Amazônica que em dezembro anunciará nosso Ano Cultural de Paulo Freire, 2014.

O Projeto foi impulsionado no contexto do Programa de Aceleração de Crescimento (PAC), por dois prêmios nacionais de Interações Estéticas com Pontos de Cultura da Funarte Ministério da Cultura (em 2008 e 2010) para desenvolver um processo que cuidava e celebrava a raiz cultural afrodescendente do bairro. Ganhou o prêmio regional e nacional do Itaú-UNICEF em 2011 ‘Educação Integral: Experiências que Transformam’, em função de duas dimensões inovadoras: sustentar um processo de resgate cultural, a partir da formação artística de jovens em risco pelo mestre Zequinha Sousa da comunidade, na rua, nos ‘quintais de cultura’ e na pracinha do Cabelo Seco; e os transformar em lideranças comunitárias, democráticas e criativas, capazes de resignificar um bairro violentado em uma fonte de cultura viva comunitária, apoiados por suas mães-gestoras. Em 2012, a Coordenadora da Cia AfroMundi foi contemplada para o prêmio nacional Jovem Agente de Cultura (MinC) e em 2013, o Diretor Musical foi contemplado pelo prêmio nacional Mestre de Cultura Popular (MinC).  

Assim, cuidadosamente, estamos levando a nova cultura para as famílias e as escolas vizinhas, para reenraizá-las na produção artística de uma nova cultura popular, com valores e éticas de cooperação, generosidade, solidariedade e a coragem de criar em roda. Nossa história se encontra em nosso blog riosdeencontro.wordpress.com e no facebook.com/riosdeencontro

Outubro de 2013

Uma resposta para Rios de Encontro

  1. rafael disse:

    estou esperando o projeto videoteca mais rápido melhor

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s